sábado, 22 de maio de 2010

Athayde Nery participa de solenidade de adesão ao PAC das Cidades Históricas


A solenidade de assinatura de adesão das cidades de Campo Grande e Corumbá ao PAC das Cidades Históricas foi realizada no último dia 20 na cidade de Campo Grande no Armazém Cultural. O presidente regional do Partido Popular Socialista (PPS), Athayde Nery compareceu ao evento.

O PAC das cidades históricas abrange municípios tombados ou em processo de tombamento pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, em Mato Grosso do Sul beneficiará as cidades de Campo Grande e Corumbá. A estratégia adotada busca a convergência das políticas públicas nas três esferas do governo.

Na cidade de Campo Grande o Armazém Cultural será o primeiro monumento a receber investimentos do projeto. A antiga estação será transformada em um grande Centro Cultural, que busca resgatar a Cultura Sul Mato Grossense. “Vale lembrar que se hoje o complexo ferroviário esta de pé foi graças à luta dos ferroviários, da sociedade civil e de historiadores que, no ano de l996, conseguiram impedir a derrubada de todo acervo histórico para ceder espaço a um Shopping Center que seria construído no local. Tenho muito orgulho de ser autor da lei que tombou todo o Complexo Ferroviário, impedindo inclusive, que os ferroviários fossem despejados de suas casas”, afirmou Athayde Nery.

De acordo com o presidente do IPHAN Nacional, Luiz Fernando de Almeida, “a adesão de Mato Grosso do Sul ao PAC das cidades históricas nos aponta fatores que os permitem compreender o Brasil em seu aspecto territorial”. “Esse PAC demonstra uma grande mudança de conceito em relação ao que é patrimônio. Só o desenvolvimento de uma política cultural é capaz de refrear o projeto de perda de singularidade, que vem acontecendo em todo o País. Foi a primeira vez em que se rompeu a idéia de que a política de patrimônio é secundária nas estratégias de governo”, frisa.