Foi vereador em Campo Grande por três mandatos (1995-1996/1997-2000/2005-2008) (Principais leis aprovadas , Principais lutas)
Durante sua atuação sempre apostou num parlamento independente, propositivo e fiscal do orçamento público.
O fortalecimento do Poder Local e da Cidadania foi a principal diretriz da sua atuação. “Pensar globalmente e agir localmente” foi o seu lema.
Sempre buscou representar os interesses do conjunto da sociedade, colocando o seu mandato como um instrumento em favor da organização da população. Apoiou e defendeu os mais diversos setores, respeitando a diversidade de gênero e racial. Foi um parceiro na luta da comunidade indígena pelos seus direitos.
As leis e proposições de sua autoria foram sempre discutidas democraticamente com a sociedade e todas voltadas para o atendimento do interesse público.
As realizações de Audiências Públicas e a mobilização da população para garantir o sucesso de suas proposições foi uma das marcas de sua atuação.
Além de desenvolver um mandato participativo, Athayde inovou com a criação de canais de aproximação entre o seu gabinete e a população, como o “Disque-Athayde” e o “Gabinete de Rua”, que são:
Serviço que consistia em uma linha direta entre o gabinete e a população, com atendimento 24 horas por dia, realizada inicialmente por telefone e, posteriormente, também pela internet.
Gabinete de Rua
Para facilitar o acesso das pessoas ao mandato, o Athayde, pessoalmente, instalava seu gabinete nos bairros da cidade, onde, diretamente com a população, ouvia e encaminhava suas reivindicações.
Primeiro Secretário da Câmara Municipal
Athayde foi membro da Mesa Diretora da Câmara Municipal, desempenhando o papel de 1º secretário, no período de 1999 a 2000.
Líder do Prefeito
A experiência política e capacidade de articulação de Athayde, levou o Prefeito Nelsinho Trad a indicá-lo como seu líder na Câmara Municipal, durante o período de 2005 a 2008, posição que oportunizou ao Athayde auxiliar e influenciar de forma mais efetiva os rumos da administração municipal, aprovada por 90% da população.