História Política

Na formatura de Direito, com os país
Athayde e Vanda Viégas
Athayde Nery de Freitas Junior, 45 anos, nasceu em três Lagoas, no dia 20 de outubro 1964.
É filho de Vanda Viégas de Freitas e Athayde Nery de Freitas, ambos de Corumbá.
É casado com a psicóloga Tânia Mara Barbosa e têm três filhos, Larissa, nascida em Dourados e Athayde Neto e Rafael, nascidos em Campo Grande.
Athayde é advogado de profissão e também poeta, com dois livros publicados: “Silêncio Escancarado” e “Tereré com Água Guarani”.

Trajetória política
Athayde iniciou sua história política aos 16 anos, participando do movimento estudantil, quando o Brasil ainda vivia sob o regime militar, como mais um jovem idealista, que queria mudar o mundo.
No entanto, a militância do Athayde foi tão engajada que os ideais de construção de uma nova sociedade, mais justa e igualitária, forjaram sua personalidade e o impulsionou para participar do movimento sindical, fase que consolidou sua identidade como uma liderança ética e comprometida com os interesses coletivos e democráticos.
Toda essa experiência lhe deu legitimidade e o projetou para disputar e ocupar cargos no parlamento e no Poder Executivo, bem como participar de outros movimentos, como representante dessas bandeiras e princípios.
Nessa trajetória Athayde sempre foi acompanhado por um grupo cada vez mais amplo de amigos, simpatizantes, correligionários e lideranças, seus parceiros nessa luta por uma nova cultura na política.

Movimento Estudantil


- No movimento estudantil Athayde atuou inicialmente em Campo Grande, participando da reconstrução da União Campo-grandense de Estudantes – UCE.
- Ao mudar para Dourados, continuou sua militância, chegando a secretário geral da União Douradense dos Estudantes e participou da fundação da União Sul-mato-grossense de Estudantes – USMES.

Movimento Sindical
Athayde participa de negociação salarial dos
servidores estaduais com o ex-governador
Wilson Barbosa Martins
Em Dourados, quando ingressou no serviço público, através de concurso, como Oficial de Justiça, iniciou-se na luta sindical.
- Foi um dos fundadores e presidente da Associação dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul – seccional Dourados e depois ajudou a fundar e integrou a diretoria do Sindicato Estadual dos Servidores do Poder Judiciário – ASPJMS.
- Sua destacada atuação o conduziu para ser dirigente da principal entidade representativa dos servidores públicos do Estado, a FEDERASUL (Federação dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul), entidade que presidiu por três mandatos consecutivos.

Militância Partidária
- Athayde é filiado a um único partido há 30 anos, o PCB, que atualmente é denominado PPS – Partido Popular Socialista.
- Foi presidente do seu Diretório Municipal em Dourados, e depois, em Campo Grande.
- Atualmente é Presidente do Diretório Estadual e membro do Diretório Nacional do PPS.
- Sempre pelo PPS, em 1992, Athayde foi candidato a Vereador, ficando como 1° Suplente de Vereador, vaga que assumiu dois anos depois, em 1995.
- Em 1996, foi reeleito.
- Nas eleições de 2000 não se reelegeu, devido ao partido não alcançar o quociente eleitoral, apesar de ter sido o 19º mais votado.
- Foi também candidato a Deputado Estadual em 1998 e candidato a Senador em 2002, quando obteve mais de cem mil votos em todo o Estado.
- Voltou à Câmara Municipal nas eleições de 2004.
- Em 2009, assumiu a presidência da Fundação Municipal de Cultura, realizando importantes projetos para o setor, como a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Campo Grande, um dos primeiros entre as capitais brasileiras.