segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Athayde prepara visita à Brasília em busca de recursos para a Cultura



O ano de 2010 promete der diferente, especialmente na área cultural. A previsão é que Campo Grande receba, pela primeira vez, cerca de R$ 5 milhões a serem investidos na Cultura. Parte do recurso já foi obtido, um montante em torno de R$ 3,5 milhões, que foram empregados no Pontão de Cultura Guaicurus, no Programa Bolsa Cultura e também serão destinados à abertura de 15 Pontos de Cultura – diversas entidades se inscreveram para concorrer pelo edital do programa. O restante da verba está sendo buscada pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) Athayde Nery na cidade de Brasília, junto ao Ministério da Cultura (Minc).

Para Athayde, tais ações são “fundamentais para construir uma Capital desenvolvida e voltada para a Cultura”. O presidente afirmou também que a cidade já foi classificada como apta a receber os recursos do programa Mais Cultura, um acordo de cooperação com o Minc, para o desenvolvimento de ações.

O restante do montante solicitado pela Fundac junto ao Minc engloba oito projetos: modernização de biblioteca, criação de sete bibliotecas comunitárias, criação de sete Pontos de Leitura, viabilização de três Pontinhos de Cultura, dois Cine Mais Cultura e dois Pontos de Memória. Também é esperado que a Capital seja contemplada com um montante para a execução de cinco Microprojetos culturais e para a criação de um Espaço Mais Cultura.

Athayde Nery explica que o Ministério da Cultura já assinou o acordo em que se compromete a viabilizar o valor solicitado para a cidade de Campo Grande. “Estamos na fase de ir até Brasília, fechar o acordo e tentar inclusive aumentar o valor do novo repasse. No ato solene de assinatura, o prefeito Nelsinho Trad estimulou a ida imediata para Brasília, em busca de mais recursos. Essa é a primeira vez que Campo Grande tem a possibilidade de receber um valor tão alto destinado exclusivamente a cultura”, comemora.

O diretor presidente da Fundac adianta ainda que nos dias 23 e 24 de fevereiro Campo Grande sediará a Reunião Nacional do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura. Athayde ocupa o posto de secretário executivo do Fórum.

Programa Mais Cultura
O programa foi lançado em 4 de outubro de 2007, data que marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica e direito de todos os brasileiros. Foi a partir desse programa que o Governo Federal incorporou a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do País, incluindo-a na Agenda Social - política estratégica de estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social.

O Mais Cultura se estrutura em três dimensões articuladas entre si: Cultura e Cidadania, Cultura e Cidades e Cultura e Economia.

Podem participar municípios, estados, pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado, sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural, como associações, sindicatos, cooperativas, fundações, escolas caracterizadas como comunitárias e suas associações de pais e mestres, ou organizações tituladas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Sociais (OS), com atuação comprovada na área cultural há pelo menos dois anos.