quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Lançamento oficial do Carnaval 2010 reúne 7,5 mil pessoas
A abertura Oficial do Carnaval 2010 de Campo Grande reuniu na Avenida Calógeras, em frente a Esplanada Ferroviária, mais de 7,5 mil pessoas na noite do último sábado (16).
A programação começou pouco depois das 18 horas quando o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) receberam o presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca) e os presidentes das 12 escolas de samba da Capital e a sambista carioca Leci Brandão para uma noite de homenagens.
Na ocasião foram homenageados os "veteranos" do samba de Campo Grande, Edson Contar, Gregório Corrêa (Goinha) e Luiz Cambará. As placas de homenagem foram entregues pelo prefeito, diretor-presidente da Fundac e pelo presidente da Lienca, Eduardo de Souza Neto. "Esse é o pontapé inicial do Carnaval 2010", enfatizou o prefeito Nelsinho Trad.
Eduardo de Souza Neto, na ocasião, agradeceu a mobilização da Fundac e da Prefeitura em trazer Leci Brandão para dar ainda mais prestígio à festa. "Leci é um grande nome, uma pessoa engajada na causa do samba e que tem uma trajetória de muito trabalho e luta. Ainda falta muito para o carnaval de Campo Grande, mas estamos tendo uma série de conquistas gradativas", comemorou.
Leci, que se disse muito honrada com as homenagens e com a oportunidade de abrir o carnaval. "Se eu fosse dar uma nota para o Carnaval de Campo Grande não poderia ser diferente de 10", afirmou. "Temos a obrigação de preservar a história do samba, que está em muitos lugares com os valores invertidos. Meu currículo e minha carreira estão a partir de hoje mais enriquecidos", elogiou a sambista.
Abertura do Carnaval
Ao contrário do que estava previsto, não houve a apresentação dos sambas enredos das escolas de samba. O diretor-presidente da Fundac explicou que a chuva atrasou a montagem do palco, o que resultou no cancelamento das apresentações. "Marcaremos uma nova data para que as escolas tenham a oportunidade de se apresentar, frisou.
O começo oficial da festa foi, entretanto, com a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2010. Foram onze inscritos, quatro homens e sete mulheres. O escolhido para representar Campo Grande no Carnaval foi o professor de Educação Física Alcides da Silva, 35 anos, morador do Bairro Estrela do Sul. Já a rainha será a dançarina Kelly Maria Cerqueira da Silva, 22 anos, da Escola de Samba Igrejinha e moradora do Bairro Nova Lima. O Rei Momo, na ocasião, recebeu a chave da cidade pelas mãos de Nelsinho Trad.
O título de princesa ficou para a secretária Celma Cardoso de Oliveira, 37 anos, que já foi rainha do Carnaval em 1995. Em terceiro lugar ficou a professora de Educação Física e dançarina Helen dos Santos de 26 anos, que representou o Bloco Quero-Quero.
Show
A apresentação da sambista Leci Brandão, considerada por Athayde Nery o "divisor de águas do carnaval campo grandense foi pontapé inicial para consolidar o Carnaval na Cidade". "A presença de um público tão grande nos dá a certeza de que realmente o sonho não vai acabar", disse.
Para o dia seis de fevereiro (sábado), está previsto o Concurso de Fantasias, que será realizado no Armazém Cultural.