segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pré Carnavais animam final de semana em Campo Grande


Representantes da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca) estiveram presentes nos pré carnavais que já começaram a movimentar a Cidade. Na quinta-feira (21), a primeira escola a dar início à festa foi a Catedráticos do Samba, na Praça do Conjunto Ana Maria Couto. Já na sexta-feira (22), a Cinderela Tradição do José Abrão se apresentou na Praça do Conjunto José Abrão e, para fechar o final de semana, a Acadêmicos do Pró Morar promoveu sua festa na Vila Nha Nhá e a Igrejinha apresentou seu novo samba enredo na quadra da Escola no sábado (23).

Contando os 100 anos de Corinthians, os catedráticos do Samba aproveitaram a festa de quinta-feira para mostrar a comunidade seu samba enredo, além de convidar para os ensaios, que têm acontecido todos os dias a partir das 19 horas na quadra da escola. Já na sexta-feira, a Cinderela Tradição do José Abrão apresentou o enredo “Pintando o Sete, brincando de ser criança” e mostrou um pouquinho do que levará para a Avenida Fabio Zahran no dia 14 de fevereiro (Domingo). NA ocasião, houve a apresentação da rainha de bateria Rose e a participação do grupo de samba que já faz parte da comunidade, o “Mistura de Raças”.

No sábado, a noite começou na vila Nha Nhá, com a apresentação do samba enredo “Respeite a Vida no Trânsito, Não beba, não corra, não mate e não morra”, da escola de samba Acadêmicos do Pró Morar. “A escolha desse tema é de extrema importância para o momento que estamos vivendo. É algo que ajuda na construção cultural de respeito ao pedestre. A escola está de parabéns”, apontou o diretor-presidente da Fundac Athayde Nery.

Para fechar a programação do final de semana, a escola de samba Igrejinha apresentou ao público o samba enredo de 2009, em festa realizada na quadra da própria escola. Cantando a liberdade, igualdade e fraternidade e relembrando a Queda da Bastilha, a bateria da escola animou os presentes durante a madrugada inteira.

Programação

Já estão definidos os pré carnavais desta semana. As festas começam na quinta-feira (28) na quadra da Igrejinha. Na sexta-feira (29) a festa acontece na Associação de Moradores do Conjunto Estrela do Sul com a escola Unidos do Cruzeiro e no sábado (30), todas as escolas estarão na Concha Acústica Família Espíndola, que fica na Praça do Rádio Clube, apresentando oficialmente os samba enredos.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Lançamento oficial do Carnaval 2010 reúne 7,5 mil pessoas


A abertura Oficial do Carnaval 2010 de Campo Grande reuniu na Avenida Calógeras, em frente a Esplanada Ferroviária, mais de 7,5 mil pessoas na noite do último sábado (16).

A programação começou pouco depois das 18 horas quando o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) receberam o presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca) e os presidentes das 12 escolas de samba da Capital e a sambista carioca Leci Brandão para uma noite de homenagens.

Na ocasião foram homenageados os "veteranos" do samba de Campo Grande, Edson Contar, Gregório Corrêa (Goinha) e Luiz Cambará. As placas de homenagem foram entregues pelo prefeito, diretor-presidente da Fundac e pelo presidente da Lienca, Eduardo de Souza Neto. "Esse é o pontapé inicial do Carnaval 2010", enfatizou o prefeito Nelsinho Trad.

Eduardo de Souza Neto, na ocasião, agradeceu a mobilização da Fundac e da Prefeitura em trazer Leci Brandão para dar ainda mais prestígio à festa. "Leci é um grande nome, uma pessoa engajada na causa do samba e que tem uma trajetória de muito trabalho e luta. Ainda falta muito para o carnaval de Campo Grande, mas estamos tendo uma série de conquistas gradativas", comemorou.

Leci, que se disse muito honrada com as homenagens e com a oportunidade de abrir o carnaval. "Se eu fosse dar uma nota para o Carnaval de Campo Grande não poderia ser diferente de 10", afirmou. "Temos a obrigação de preservar a história do samba, que está em muitos lugares com os valores invertidos. Meu currículo e minha carreira estão a partir de hoje mais enriquecidos", elogiou a sambista.

Abertura do Carnaval

Ao contrário do que estava previsto, não houve a apresentação dos sambas enredos das escolas de samba. O diretor-presidente da Fundac explicou que a chuva atrasou a montagem do palco, o que resultou no cancelamento das apresentações. "Marcaremos uma nova data para que as escolas tenham a oportunidade de se apresentar, frisou.

O começo oficial da festa foi, entretanto, com a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2010. Foram onze inscritos, quatro homens e sete mulheres. O escolhido para representar Campo Grande no Carnaval foi o professor de Educação Física Alcides da Silva, 35 anos, morador do Bairro Estrela do Sul. Já a rainha será a dançarina Kelly Maria Cerqueira da Silva, 22 anos, da Escola de Samba Igrejinha e moradora do Bairro Nova Lima. O Rei Momo, na ocasião, recebeu a chave da cidade pelas mãos de Nelsinho Trad.

O título de princesa ficou para a secretária Celma Cardoso de Oliveira, 37 anos, que já foi rainha do Carnaval em 1995. Em terceiro lugar ficou a professora de Educação Física e dançarina Helen dos Santos de 26 anos, que representou o Bloco Quero-Quero.

Show
A apresentação da sambista Leci Brandão, considerada por Athayde Nery o "divisor de águas do carnaval campo grandense foi pontapé inicial para consolidar o Carnaval na Cidade". "A presença de um público tão grande nos dá a certeza de que realmente o sonho não vai acabar", disse.

Para o dia seis de fevereiro (sábado), está previsto o Concurso de Fantasias, que será realizado no Armazém Cultural.

Noite da Seresta reúne fãs de Renato e seus Blue Caps

Nem a chuva foi suficiente para afastar o público que prestigiou a primeira noite da seresta de 2010, que trouxe para Campo Grande o conjunto Renato e seus Blue Caps. O evento aconteceu na última sexta-feira (15) na Concha Acústica Família Espíndola, que fica na Praça do Rádio Clube Cidade. A abertura dos shows ficou por conta dos seresteiros sul-mato-grossenses como Vadico, Meire Machado, Shena, Wanda Brito, Olga e Edna Maria.

O conjunto, que surgiu no final dos anos 50, possui 42 anos de carreira ininterruptos está prestes a entrar para o Guiness Book, como o mais antigo do planeta em atividade. Entre as músicas mais conhecidas estão as versões dos Beatles. Entre as mais conhecidas estão “Menina Linda”, versão de “I Should Have Known Better”, “Até o Fim”, versão de “You Wont See Me” e “Escândalo”, versão de “Shame And Sacandal In The Family”.