segunda-feira, 19 de abril de 2010
Athayde Nery entrega Plano Municipal de Cultura a ministro Juca Ferreira
Athayde Nery esteve na cidade de Brasília e aproveitou a ocasião para entregar o Plano Municipal de Cultura para o ministro da cultura Juca Ferreira.
Segundo Athayde Nery, entregar o plano ao ministro da Cultura é uma oportunidade de fortalecer o movimento que está sendo realizado em prol da cultura em Campo Grande. “O ministro se mostrou muito satisfeito com o trabalho realizado na Capital e pediu que enviássemos mais exemplares para que ele possa distribuir em todo o País”, frisou Athayde.
Ainda de acordo com Athayde, o fato do Plano ter chegado às mãos do Ministro só traz benefícios a Cidade. “Nosso plano está sendo divulgado e muitas cidades do País estão utilizando como modelo para a confecção de planos municipais. Isso faz com que tenhamos mais força e mais facilidade de cobrar que esse plano seja realmente cumprido”, completa.
Plano Municipal de Cultura de Campo Grande
O Plano Municipal de Cultura de Campo Grande, proposto para ser desenvolvido entre os anos de 2010 e 2020, é um documento que tem como objetivo fundamentar, regulamentar e desenvolver políticas públicas de cultura necessárias ao município.
Essas políticas são focadas em ações que buscam a valorização da cultura local e regional. Para essa ação faz-se necessária a elaboração e institucionalização de programas e projetos estratégicos em diversas áreas de atuação da sociedade, concretizando a relação entre cultura e desenvolvimento.
O Plano Municipal é peça fundamental na construção do Sistema Municipal de Cultura e também para a consolidação das políticas públicas de cultura no processo de implementação do Sistema Nacional de Cultura. A construção ocorreu de forma coletiva, em um processo com várias etapas executado ao longo de seis meses. A partir de então, passou a ser um aglutinador de ideias e propostas apresentadas por intelectuais, artistas, produtores, gestores públicos e privados e dos cidadãos campo-grandenses.
Esse processo democrático envolvendo o Poder Público e Sociedade Civil significou a consolidação de um grande pacto político no campo da cultura e a institucionalização das políticas públicas de cultura, indo além de Políticas de Governo para tornarem-se Políticas de Estado e que ao ser transformado em Lei pela Câmara de Vereadores, tem garantia de continuidade.
O Plano apresenta o histórico, diagnóstico e desafios a serem enfrentados na área cultural da cidade de Campo Grande, formula diretrizes gerais e indica as principais operações a serem desenvolvidas pelo governo municipal em cinco setores estratégicos que agrupam tematicamente as propostas de ações a serem implementadas nos próximos dez anos.
O Plano Municipal de Cultura de Campo Grande foi elaborado com referenciais da proposta do Plano Nacional de Cultura aprovado pelo Conselho Nacional de Política Cultural. A Lei 4.787 que o instituiu foi sancionada pelo prefeito Nelson Trad Filho e publicada em 23 de dezembro de 2009.